União Vegetariana Europeia

escrito/traduzido por : mateus mendes

1 de Outubro é o Dia Mundial do Vegetarianismo

Depois da Sociedade Vegetariana Norte Americana o ter estabelecido em 1977, as comunidades vegetarianas de todo o mundo têm celebrado o Dia Mundial do Vegetarianismo todos os anos. Espera-se que neste dia especial se comemore o prazer, a compaixão e os muitos aspectos do vegetarianismo que dão outro sabor à vida nos campos de...

… preocupações com a saúde

* "… dietas vegetarianas bem preparadas são saudáveis, nutricionalmente adequadas, e proporcionam benefícios de saúde na prevenção e tratamento de diversas doenças." (Posição da Associação Americana de Dietética (American Dietetic Association) e da Dietistas do Canadá (Dietitians of Canada) - Junho 2003)

…compaixão pelos animais

* "800 milhões de galináceos, 15 milhões de ovelhas, 9 milhões de porcos e 3 milhões de vacas são assassinados todos os anos no Reino Unido". (Compassion in World Farming)

* "A questão não é Podem eles pensar?, nem Podem eles falarar?, mas Podem eles sofrer?" (Jeremy Bentham)

…consciência ecológica

* Exemplo de problemas aquíferos: São necessários 100 000 litros de água para produzir um quilograma de bife e apenas 500 para um quilograma de batatas. (fonte: Compassion in World Farming Trust, 2002). Peritos dizem que o crescimento nas necessidades de carne e lacticínios é insustentável.

… problema da fome global

* Aproximadamente três quintos do consumo global de grãos são para alimentar animais.

* Uma percentagem gradativamente maior de trigo é usada para alimentar animais nos países industrializados - 45% na União Europeia.

* Espera-se que "mesmo em 2030 existirão cerca de 440 milhões de mal nutridos" (Fonte: FAO – World agriculture 2015/2030)


A contribuição da EVU para o Dia Mundial do Vegetarianismo em 2004 será um plano de menu que irá ser distribuído por correio e pela Internet.


Aqui estão algumas ideias de como fazer do Dia Mundial do Vegetarianismo um sucesso:

* Convida a família e os amigos para um jantar especial

* Organiza uma refeição vegetariana e convida o público e os VIPs locais

* Monta bancas em locais públicos e distribui material informativo

* Vende livros de culinária

* Organiza eventos em escolas, colégios e universidades

* Prepara mostras em rádios e televisões

* Coloca anúncios na imprensa

* Envia artigos e notas de imprensa para que os media publiquem artigos sobre o vegetarianismo

* Organiza vigílias e marchas

* Organiza oficinas de arte para jovens sobre temáticas vegetarianas

* Pede comida vegetariana em estabelecimentos públicos

* Mostra-te solidári@, pedindo ingredientes e preparando uma refeição grátis

* Envia postais e cartões electrónicos World Vegetarian Day Cards)

etc….

O Código DaVeggie

O Professor de Simbologia Georde Fielding sentiu que as suas dores nas costas pioravam. Estava cansado, sedento e faminto, e sentiu que mal podia respirar. O ar nas catacumbas da pequena igreja Romana era pesado da idade e a humidade que florescia do chão parecia roubar todo o oxigénio. George tinha-se agachado por algum tempo.

Levantou-se atentamente, com cuidado para não bater com a cabeça nas pedras irregulares do tecto. Verificou o galo na sua cabeça. Sim, ainda lá estava!

Atrás de si, podia ouvir a respiração ritmada da Agente Especial Louise Wells. Viu a sua silhueta na luz amarelada da tocha. Pela n-ésima vez nesse dia estava espantado pela determinação da agente em encontrar o símbolo que procuravam. Perguntou-se se alguma vez na sua vida ela teria pensado em desistir. [continua]

DIA MUNDIAL DO VEGETARIANISMO - 1 DE OUTUBRO DE 2006

Domingo, 1 de Outubro, é o Dia Mundial do Vegetarianismo - e que dia fantástico para te tornares vegetarian@.

O vegetarianismo tem cada vez uma maior popularidade. Aproximadamente 7% da população do Reino Unido não consome carne e aproximadamente 5 mil pessoas tornam-se vegetarianas a cada semana (Sociedade Vegetariana do Reino Unido).

Há muitos benefícios de saúde para uma pessoa se tornar vegetariana. Estudos recentes comparando vegetarianos com pessoas que seguem uma dieta ocidental típica mostram que os vegetarianos são consideravelmente mais saudáveis e com uma probabilidade inferior de sofrerem um leque enorme de doenças relativamente aos omnívoros. Doenças como as coronárias, alguns tipos de cancro, hipertensão, ataque cardíaco, doenças intestinais, apendicite, cálculo biliar, gota e obesidade. podem todas ser causdas, ou agravadas, por uma dieta baseada em carne (Food for thought, Dr Vernon Coleman) [continua]

A União Vegetariana Europeia deseja a todos um óptimo Dia Mundial do Vegetarianismo 2006

 


© European Vegetarian Union - Contact form