União Vegetariana Europeia

escrito/traduzido por : mateus mendes

Um Símbolo Vegetariano Universal

O Símbolo-V

Já há vinte anos atrás havia a intenção de lançar um símbolo mundial para o vegetarianismo. De facto, William Pick, fundador e Presidente da Sociedade Vegetariana Judaica, tentou espalhar um símbolo vegetariano universal, em 1976.

O Símbolo-V foi criado pelo artista italiano Prof. Bruno Nascimben, (Castenaso) e foi apresentado para uso mundial no Congresso da EVU em 1985, em Cervia, Itália. Muitas sociedades vegetarianas e Veganas têm-no adoptado entretanto, e este tornou-se o símbolo vegetariano mais usado no mundo.

O mercado para produtos vegetarianos e alternativas à carne está a crescer rapidamente, e há uma necessidade óbvia de ajudar os consumidores a identificar estes produtos. O registo do símbolo começou em 1996 na Suíça, e é usado desde então nos produtos da maior cadeia de supermercados deste país.

A consequência lógica foi ter o símbolo registado em toda a Europa em 1997. O Símbolo-V está registado nos seguintes países: Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Luxemburgo, Países Baixos, Finlândia, França, Alemanha, Noruega, Polónia, Portugal, Eslováquia, Espanha, Suíça e muitos outros...


Desde então um longo trabalho tem sido feito para elaborar regras, condições e outras restrições para o uso do símbolo. Um portal com toda a informação acerca do símbolo encontra-se aqui:

www.v-label.info 

 


© European Vegetarian Union - Contact form